Decorreu em S. Paulo, entre 11 e 17 de Maio de 2013, o 15º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho Brasileira (ANAMT) em que estiveram mais de 2500 médicos do trabalho inscritos. A SPMT - Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho fez-se representar neste congresso, tal como outras Sociedades Científicas de diversos países Ibero-Americanos.

 A nossa participação envolveu as seguintes atividades:

Profª Ema Leite (Presidente da Direcção da SPMT e em representação da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho):

- Simpósio “O cuidado integral para os trabalhadores em situação de risco para doenças infecto-contagiosas” em que apresentou uma palestra subordinada ao tema “Influência do stress na resposta imunitária à vacina contra a gripe em profissionais de saúde”;

- Simpósio “Gestão do risco e da saúde dos trabalhadores em serviços de saúde” em que apresentou uma palestra subordinada ao tema “Programa de proteção radiológica do Serviço de Saúde Ocupacional de um hospital português” .

Prof. António Sousa Uva (Presidente da Assembleia – Geral da SPMT e em representação da UNL/ENSP):

- Palestrante no painel “Promoção da saúde no trabalho baseada na prevalência dos fatores de risco ocupacionais e não-ocupacionais” com mais três médicos do trabalho brasileiros que debateram o tema apresentado pelo palestrante;

- Simpósio “ANAMT/ABPS – Promoção da saúde do trabalhador” em que apresentou uma palestra subordinada ao tema “Tendências de práticas de promoção da Saúde no Trabalho na Europa”.