Nos passados dias 23 e 24 de setembro de 2016, a SPMT - Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho recebeu em Lisboa um conjunto de delegados da ISOM - Sociedade Irlandesa de Medicina do Trabalho.

Tratou-se de uma parceria conjunta, no âmbito da Conferência Europeia de Outono da ISOM e das Comemorações dos 50 anos da SPMT, e que contou com a colaboração do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS) da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Todos os anos, a ISOM dedica um fim-de-semana de Outono a viajar para uma cidade europeia, com o propósito de visitar alguns locais de trabalho e serviços de Saúde Ocupacional dessa cidade, complementada com uma reunião científica com representantes de ambos os países. Lisboa foi a cidade escolhida pela ISOM em 2016.

Assim, o dia 23 de setembro foi dedicado à visita dos delegados da ISOM a alguns locais de trabalho da CML com o apoio do seu Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (Medicina do Trabalho, Núcleo de Segurança do Trabalho, Núcleo de Psicologia e Serviço Social e Projeto 100% BEM).

No dia 24 de setembro de manhã, teve lugar a reunião científica conjunta, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML (ver Programa Científico mais abaixo).

 

Programa Científico

09h00

Receção dos participantes

09h30 

Sessão de Abertura

09h45

Occupational Health services in Portugal - Jorge Barroso Dias, Médico do Trabalho e Presidente da SPMT

10h15  

The Organisation of Occupational Health services in Ireland - Tom Donnelly, Médico do Trabalho

11h00

Fotografia de Grupo - SPMT/ISOM 2016 - Lisbon

11h05

Coffee break

11h30

Psycho-Social Risk Factors in Cemetery - Raquel Barnabé, Psicóloga do Trabalho da CML

12h15

Low Back Pain in the Workplace - Javier Heranz, Médico do Trabalho e Membro da Comissão de Trabalho das LMELT da SPMT

12h45

Sessão de Encerramento

Nota: Todas as comunicações foram apresentadas em inglês. A seguir a cada comunicação houve uma sessão de perguntas e respostas.